terça-feira, 23 de julho de 2013

07.07 - Maratona do RJ, desafiadora e encantadora!

O que escrever de uma prova que te desafia? É bem difícil, bastante difícil.
Por isso a demora em relatar como foi correr sozinha os 42.195 metros da Maratona do RJ.


Se treinei? Treinei muito! Todos os treinos deram certo? Todos não, mas a maioria.
A minha planilha foi enviada por e-mail semanalmente com um capricho incrível.
Obrigada Coach Roberto, equipe VEM de BH, por todo treinamento e paciência. Treinamento à distância requer muita confiança. Conseguimos!


Até o momento da largada eu tive a companhia do Brito e Amanda de Recife, amigos queridos e integrantes da minha equipe ACO.RJ.A. Amandinha planejava sair em um ritmo mais forte que o meu e o Brito, ARMARIA PAPAI... dele eu só veria a poeira. kkkk

Meire, minha amiga experiente e agora Comradeira, ficou de correr a prova ao meu lado. Fuéééé, nos desencontramos :( Ela que me acalmou quando contei que quebrei no meu maior longão, disse que tudo ficaria bem por telefone. Mas e agora? Sozinha?

Não era para ser ... eu pensava e mentalizava enquanto respirava fundo. 



Foi dada a largada ... uiuiui que emoção.

Acompanhei Amandinha nos primeiros metros e desejei mais uma vez que ela fizesse uma excelente maratona ... aos poucos a insegurança que existia minutos antes da prova foi embora e se desintegrou totalmente com aquele mundão de corredores.

Corri o tempo todo, incluindo a subida do Joá, e só me poupei pela primeira vez na subida da Niemeyer ... onde intercalei corrida e caminhada forte. Eu queria me poupar para correr bem entre o Leblon e Copa.

Arrepiei quando cheguei inteira no Leblon, onde consegui captar e me emocionar com cada grito de incentivo, cada aplauso, cada sorriso, com a voz de uma amiga gritando meu nome e vibrando ao me encontrar no meio da multidão (Oi Fê! :). Eu tive a satisfação de olhar nos olhos de quem torcia, nos olhos de quem simplesmente olhava espantado por ver todos aqueles corredores se acabando de correr no sol quente e eu fiquei feliz por ter energia para correr, para agradecer e para sorrir de volta.


Depois dessa bomba de energia do público eu segui firme rumo a Copa porque ali eu reabasteceria ainda mais o meu coração. Sergio me avistou e eu ganhei um beijo gostoso, comi uma fruta, peguei minha coca salvadora e segui feliz da vida intercalando a partir dali corrida e caminhada ... perna completamente travada, ombros cansados, olhos emocionados ... só pensava que ali era a minha casa, meu local de treino.


Segui firme, faltava pouco. Suspirei profundamente, eu sabia que ao pasar pelo túnel e avistar o Pão de Açúcar faltaria realmente muito pouco. Estava agora correndo com a Michele, que vocês conhecerão nas fotos abaixo.

- Bora lá guerreiros!!!! Eu ainda tinha forças para gritar e incentivar os demais corredores.

No final eu só sei que o meu sorriso foi incansável, a minha alegria e a minha vontade de chegar ao final também.

Me emocionei demais quando cruzei o pórtico depois de completar os 42km, com a certeza de que essa distância te desafia e te transforma. O choro veio com direito a soluço quando encontrei meu marido, segundos depois de pegar a medalha.
Foto tirada por ele, meu maior incentivador, meu companheiro.
Foi sinistra, foi linda, foi sensacional.
Valeu cada dia de treinamento!
Como agradeci a Deus por ter tido o apoio do Sergio durante todo esse período!

Agradeci também por não ter tido cãibra, náuseas, vontade de desistir, e questionamentos do tipo "o que estou fazendo aqui?". Eu estava ali de corpo e alma, estava feliz demais.

Eu realmente estava com medo de correr toda essa distância sozinha, mas nesses mais de 42 mil metros eu tive a certeza absoluta de que em uma Maratona você nunca está só. 

Agora carrego comigo a certeza absoluta de que conquistei cada metro e essa linda medalha com meu suor, meu esforço, meu ritmo, sentindo meu corpo e meu cansaço. No final, quando o tal cansaço apareceu, foi o meu coração, minha cabeça, foram os meus passos curtos e firmes e a minha força de vontade me guiaram até a linha de chegada. 

Foi também a certeza de que eu encontraria logo depois do pórtico o homem mais orgulhoso do mundo e receberia dele um abraço gigante, uma emoção que era só nossa e de mais ninguém. Cumplicidade!




Quase igual em Recife, um sol para cada corredor.

Sergio clicou o campeão enquanto me aguardava com uma Coca-cola salvadora.
Que foto linda!

Essa foto foi um presente, uma gentileza sem igual dos meus amigos Roberto e Mayra!
Não existe imagem que melhor represente minha alegria nos kms finais.
O Cristo lá no alto nos abençoando, imagem espetacular!
Obrigada meus amigos, muito obrigada!


Essa daí ao meu lado é a Michele, parceria firmada de Copa até a chegada!
A corrida tem esse poder de aproximar as pessoas e eu acho isso espetacular.

Aqui foi o 2º momento em que avistei o Sergio e iniciei o chororô incansável.
Sério gente, eu parecia a Pucca! Olho arregalado, bocão aberto e um mar de lágrimas.
Duas completas desconhecidas que selaram uma parceria.
Enquanto uma cansava, a outra ganhava fôlego e assim seguimos juntas.
Um abraço bem apertado na chegada e o agradecimento mútuo.


Cadê o cansaço? Completamente endorfinada.
A camisa azul agarrada na minha cintura é minha armadura da equipe ACO.RJ.A!


Chegada ... momento de festejar, agradecer, abraçar e chorar ...

E durante a Maratona ...

- No começo da prova encontrei o André do blog André e o tênis, batemos um papo rápido e cada um seguiu seu ritmo.
 

- Recebi também o apoio de corredores até então desconhecidos, Michele e Cajá de BH. Dois guerreiros! Michele vocês conheceram nas fotos acima, formamos uma dupla dura na queda.

- Já na reta final eu avistei o André do blog 96 pés, gritei seu nome e acenei. Ele voltava para casa a pé depois de encarar a Maratona. 

- Ao cruzar a linha escutei meu nome, era a Laina e o André que conheci nas 24h. Ganhei um abraço apertado e uma foto linda desse casal querido. Amigos, obrigada pelo carinho.



29 comentários:

  1. Parabéns Drica, show de bola.
    Fiz minha primeira (e única, tirando a do Iron) maratona ano passado e foi uma emoção muito grande. É sem dúvida uma prova (e distância) especial.
    Comigo foi a mesma coisa, não tive nenhum problema durante a prova e terminei muito feliz.
    Que venham os próximos desafios!
    Abraço, bom descanso e bons treinos!
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, muito obrigada!
      Essa também foi minha segunda, a 1ª foi no desafio do Pateta e foi muito diferente. Estava voltando de lesão, rolou toda uma novela mexicana! rsrs

      Que venham os próximos desafios! Pensamos em completar o 70.3 em 2015, muito treinamento pela frente.

      Abraços e bons treinos!!!

      Excluir
  2. Drica, a maratonista!
    A cada relato da maratona continuo a me arrepiar. Que experiência!
    Parabéns pelo feito, pois poucos tem coragem para corrê-la.
    Agora a frase é tudo: if it doesn't challenge you, it won't change you.
    Vou eternizá-la (se me permitir) no meu blog.
    Boas passadas!
    André
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o Maratonista :)

      Esssa prova foi demais meu amigo, inesquecível.
      Parabéns por ter conseguido, tivemos coragem e terminamos mais fortes do que nunca. Essa é a certeza, a marca que fica.
      Acho que mais maneira do que a satisfação de terminar, foi a satisfação de querer mais ... mais uma dose. Back to back em 2014 por favor! rsrsrs

      Pode eternizar a frase, eu usei como mantra para essa prova ... funcionou!


      Bons treinos

      Excluir
  3. Dricaaaaa, meus parabéns.
    Amo ler seus relatos. Torço que não acabem nunca. São cheios de emoção. Adorei cada palavras, me arrepiei aqui em Floripa. ;)
    Estou muito orgulhosa da sua conquista. Da sua garra e coragem em encarar a Maratona do Rio. Estava um dia tão quente e a menção que havia um sol para cada um foi perfeita. Feliz demais por ti.
    Comemore, vibre, curta, pois és uma guerreira vitoriosa.
    beijinhos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      Aquele dia foi mágico, volta e meia olho para a foto da medalha e todas as emoções voltam ... tudo muito intenso.
      Um sol para cada corredor, acredite, eu sinto pena de quem não está acostumado com essa temperatura e desembarca no RJ.
      E olhe que insano ... no ano passado choveu horrores e fez um frio danado.

      Somos vitoriosas Helena!!! Parabéns para nós que temos sonhos e literalmente corremos e lutamos por eles.

      Obrigada pelo carinho de sempre!

      Excluir
  4. Muito bao, né?
    Já estou com vontade de correr outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bão demais da conta!

      Acho que ano que vem vou me candidatar para acompanhar o grupo do back to back. rsrsrs

      Excluir
  5. Dricaaaaaa,
    Como não se emocionar com seu relato.
    Foi de arrepiar agora lembrar toda a emoção que senti agora e ainda com direito a lagrimas. Me fez lembrar cada km avançado e conquistado com direito a muito energia e alegria do povo carioca.
    Lindo demais correr no Rio, já quero voltar para correr mais uma prova no Rio.
    Lembrava cada treino e momento vividos aqui, com a família ACO.RJ.A. Momentos que no dia 3 de janeiro de 2013 acabei meus primeiro treino morrendo, mas as palavras da Rainha Pamella não deixava eu desistir, logo depois de 6 meses tava eu na minha primeira maratona oficial. Foi lindo de se ver.

    Parabéns pelo relato, lindo demais.

    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, meu querido, que bom ler seu comentário aqui no blog.

      Essa prova marcou demais, impossível não se emocionar com todas as histórias de cada corredor.

      Eu imagino o quanto foi emocionante para vc participar da Maratona, e ainda por cima conseguir seu sub4 ... como boa ACORJeana carioca que sou ... que delícia papai :)

      A Rainha deve ter ficado orgulhosa demais, hein? Aquela mulher é um tesouro!

      Parabéns por seus treinos, por sua vontade em querer sempre ir além.
      Beijo grande, saudades!

      Excluir
  6. Amei cada palavrinha que escrevestes...todas cheias de emoção e sentido, cada uma! Essa é apenas o início de muitas que virão e seus amigos aqui,fisicamente presentes ou não, estarão sempre na maior torcida. Beijos e muita saudade, Ju Job.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fada, você por aqui ... aguenta coração.

      Eu espero correr muitas outras provas nessa minha vida de corredora pangaré, e espero tê-la ao meu lado em boa parte delas. Pena morarmos tão longe ... pena :( Também torço muito por ti, Julaaaa Mulééé.

      Ô saudade, no final de agosto apareceremos por aí para matar a saudade :) PRE PA RA!!! rsrsrsrs

      Excluir
  7. Adorei Drica!
    Orgulho master dessas parceiras de equipe!
    VEM correr com a gente!
    Bjoks!
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, também fiquei muito orgulhosa de você! Parabéns por completar os 21k mais bonitos do Brasillll :)))

      A VEM arrebentou!!!!

      Beijo gigante!

      Excluir
  8. Muito bonito e emocionante o seu relato Drica.
    Fiquei emocionado mesmo e as ftos estão lindas, alegria irradiante e nenhuma gota de suor. Coisa de mulher "chique" mesmo rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, obrigada pela mensagem e pelo carinho. Foi emocionante demais!

      A parte do suor não é verdade, eu tomei banho com vontade em todos os postos de hidratação ... é que não dá para ver na foto. rsrsrsr

      Beijos e bons treinos!!!

      Excluir
  9. Não era para ser...Também me pergunto o tempo todo.
    Tudo isso fez com que você se tornasse mais forte e com a certeza que será sempre capaz de ir além do cansaço e conquistar todos os seus sonhos.
    Muito orgulho de você... Que seja a primeira de uma série de muitas que virão.

    I Love You prá xuxu....rsrsrs

    Bjks

    Pirrrrrrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pirrrr ... não era para ser ...

      Eu também acho que isso tudo me fortaleceu demais e tenho certeza de que ano que vem faremos o percurso dulpo, junto com a Tomiko! kkkkkk

      Agora já posso pensar em Comrades, né? Sub5 foi pra conta. rsrsrs

      Tb love you pra Xuxu

      Excluir
  10. Drica, querida, parabéns!!! Já disse várias vezes, mas não me canso de repetir: você é pura Luz!

    Sempre irradiando positividade!

    Parabéns - você merece! Drica Run - sou sua fã!

    Beijos,Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, com a energia linda que recebo de amigas como você ... só posso ser pura luz!

      Muito obrigada minha amiga, também sou fã!!!

      Beijo enorme! Saudades

      Excluir
  11. Excelente texto, motivador!!! Parabéns pelas conquistas e por estar sempre nos incentivando a seguir adiante!!! Um super abraço!!! Força sempre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi maestroooooo, pura vidaaaaaaaaa, fiquei feliz em receber seu comentário.
      Que sigamos assim, incentivando sempre!!!

      Obrigada pelo carinho, beijo enorme!

      Excluir
  12. Parabéns!!!!! Lindo texto, me senti correndo com você. Terminar uma maratona sob aquele forte calor não é para qualquer um.

    Bjs Yeda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeda, obrigada pela visita e pelo carinho!
      O calor estava forte demais, capaz até de queimar o pouco juízo que ainda tinha ... ou melhor, tenho.
      Foi uma prova marcante demais!

      Eu tb adoro seus textos e sempre lembro da maneira como relata seus treinos, dá para sentir o cansaço. rsrsrs

      Beijo grande e bons treinos!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Drica, esta sua experiência é inspiradora. Fiz a primeira corrida da minha vida sábado, apesar de bem mais "modesta" eu senti um pouco desta emoção, espero um dia pode correr com você e com o Sérgio. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos organizar logo uma corrida meu amigo, seja no RJ ou em Foz!

      Essa emoção fica gravada em você para sempre!

      Beijo enorme

      Excluir
  15. Drica, querida, só agora pude ler com calma seu relato, que me deixou com os olhos cheios d'água. A foto que seu marido tirou, sua com a medalha, é a foto mais linda de todos os tempos!
    Parabéns, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinha, eu até hoje me emociono ao lolhar essa foto, foi uma emoção muito grande para mim e para ele também. Corri sozinha, mas sem o apoio dele eu nao teria conseguido!

      Beijo gigante minha amiga!

      Excluir