terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que comer antes e depois do treino em cada horário do dia?

A Aline (Blog Uglybefore) fez um post que falava exatamente sobre a alimentação pré-treino que transformou o seu treino em uma bomba.

Quem nunca passou por isso?

Uma amiga querida, Dani Kato (CorrendoEmagrecendo), que deu uma pausa em seu blog de corrida, era amiga do peito do Wanderlei Cardoso (WC ;) e não tinha vergonha alguma de confessar e publicar os apertos vividos nas corridas de rua.

Seja por culpa da alimentação, seja pelo emocional, difícil mesmo é encontrar um corredor que nunca tenha frequentado os temidos banheiros químicos antes ou até mesmo durante as corridas.Certo?

Mas acho que podemos tentar eliminar um desses itens, não? Eu já tenho meus alimentos preferidos para a alimentação pré-treino: 

- Fruta (melão, banana, maçã ou pêra) + biscoito de maizena ou
- Suco + pão branco c/ requeijão ou creme de ricota
No meu caso é zero de café, de leite e de grão integral antes do meu treino matinal.
Dá problema, já testei mais de uma vez! rsrs

"O site do CFN – Conselho Federal de Nutricionistas publicou um infográfico muito interessante que ilustra e facilita a compreensão sobre o que comer antes e depois do treino em cada horário do dia.

Então fica a dúvida o quê, qual a quantidade e quando comer, antes e depois do treino?
Os nutricionistas indicam uma refeição rica em carboidratos de 30 à 50 minutos antes do treino. E uma fonte de proteína após o treino."

A ilustração é bem bacana, hein?
Dá até para imprimir e grudar na geladeira ;)

E vocês? Alguma dica para o lanche pré e pós treino?  
Costumam se alimentar antes de treinar?

19 comentários:

  1. Drica muito bom!! Como meu treino é fim de tarde sempre como alguma fruta e uma barrinha de cereais, sempre tem funcionado. Uma tática que estou usando é quando o treino passa de 10K eu uso um gel de carbo lá pelo sexto quilômetro, tem dado super certo e tenho conseguido manter um ritmo mais constante sem ficar muito cansado na parte final.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, eu sempre usei gel e sempre senti a necessidade depois do 6km.
      Mas acredita que depois que descobri que estava comendo de menos eu passei a consumir gel somente nos longões?
      Hoje corro 10km sem sentir a menor falta, uso nos treinos mais longos. Usamos o gel e ainda levamo sum belo sanduba ... famintos demais, não? Mas longão dá muita fome! kkkk

      Mas a energia do gel, no seu caso, deve ajudar muito por conta do seu ritmo que é mais forte.

      Abraços e bons treinos.

      Excluir
  2. Muito bom!!

    Café e leite também não dão certo pra mim, é fracasso na certa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, bota fracasso nisso.

      Depois do treino cai como uma luva, mas antes não rola de forma alguma.

      Beijão e bons treinos :)

      Excluir
  3. tema delicioso, este:)

    engraçado que eu fui à nutricionista, e ela me passou um lanchinho pré-treino que eu nuuuunca na vida que ia pensar em fazer...
    eu tava correndo à tarde, então, uma hora antes, comia 1 fatia de pão INTEGRAL com creme de ricota + 1 copo de ades... fiquei surpresa de meu corpo aceitar bem...

    amei as sugestões, Drica!

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,

      Comer é bom demais, uma peninha termos que priorizar até nessa hora! kkk
      A tarde precisamos alimentar o corpo com carboidrato, pela manhã ainda temos a reserva do que comemos a noite. Mas de tarde o bicho pega, sua nutricionista foi perfeita!

      Beijo enorme e até depois do carnaval!!!!!!

      Excluir
  4. Olá Drica.
    Fiquei muito feliz por ter sido "achado" no meu blog por você. Muito obrigado mesmo pelo comentário.

    Quanto ao post eu ou da turma dos madrugadores, então é um meio pão com um copo de água mesmo ou um suco. Depois quando volto do banho, aí sim tomo meu café da manhã de príncipe rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, se eu não comer bem na noite anterior ao treino madrugador, preciso do gel durante o treino. A fome vem com força total, só a fruta no café pós-trieno não segura não.
      Mas comer de madrugada é ruim demais, só rola mesmo um biscoito com suco ou uma bela porção de fruta com algum carboidrato.

      O café da manhã pós treino tem que ser dos Deuses! kkk

      Abraços e bons treinos

      Excluir
  5. Drica,
    Excelente dica!
    Para ficar melhor, vou acrescentar uma banana naquela refeição ao acordar. Sem ela fica impossível seguir Lula Holanda e os seus sonhos.
    Beijão! Abraços para o Capitão!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, a banana eu como com granola depois do treino ou em forma de vitamina. Esse vício reapareceu depois que nos hospedamos em sua casa :)))

      O segredo do Lula é aquele suco horroroso. Aquilo ali deve ser o veneno que alimenta os sonhos malignos de Lulinha ... kkkkk

      Beijo para vc e suas meninas!
      Capitão manda um forte abraço :)))

      Excluir
  6. Drica,
    Adorei as dicas. Eu estou sempre testando algo diferente, atualmente como treino cedo, como antes wafle com creme de amendoim e café e depois Whey ou leite com chocolate.
    Beijão sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido adoraria começar o dia com um wafle. Vc faz a massa ou compra pronta?
      Depois eu sinto uma fome de leão Ju, não me sustenta nem Whey e nem leite coma chocolatado. Tenho que comer um belo pão integral com tudo que tem direito dentro, famita da estrela. kkkk

      Beijo sua linda.

      Excluir
  7. Drica Querida!

    Estou retornando das férias esta semana e tentando colocar a leitura dos blogs dos amigos em dia. Mas preciso fazer uma pausa aqui e dizer AMEI sua postagem. Estava a busca disso faz tempo. Já imprimi as dicas pré-treino. Tudo a ver.

    Meu pré treino se resume a uma fatia de pão integral com café e leite s/ lactose, duas horas antes do treino. Funciona super bem! Isso porque é no fim do dia. Se fosse pela manhã, meia fatia de pão já me basta com suco diluído. Só.

    beijo, Sua Linda!!!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, essas dicas me ajudaram bastante quando precisei trocar o horário do treino apra depois do trabalho. Fiquei sem saber oq ue consumir e encontrei essa lista amiga :)))

      Beijão e bom retorno :)))

      Excluir
  8. Drica, adorei as dicas.
    Antes das provas e treinos, bananas funcionam bem pra mim. Me dão energia e são práticas.
    Nunca tomo café nem leite, é lavagem na certa hahahahaha

    Estou de volta, espero não abandonar mais a corrida.

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã de banana no pós treino, na forma de uma bela vitamina :)))

      Café com leite é purgante na certa ... rsrsrsrsrs

      Volte mesmo, volte com calma para ir beeeeem longe :)))

      Beijãoooo

      Excluir
  9. Drica, eu vivo um dilema! Sempre treino no final do dia, mas as provas de corrida de rua são sempre de manhã e eu não sou uma pessoa se não tomar café na hora que eu acordo. E como todo mundo sabe, café é um negócio sério pra soltar o intestino, né? kkkkkk Ultimamente tenho feito o sacrifício de acordar MUITO cedo nos dias da prova, pra tomar meu café e ir pra corrida sem preocupação. kkkkk

    Beijossss

    ResponderExcluir
  10. Qual quantidade de biscoito maizena?

    ResponderExcluir