segunda-feira, 2 de junho de 2014

NEWS: Bernardo Fonseca conquista o 1º lugar na categoria internacional da ultramaratona mais alta do mundo!

Acho que todo mundo já percebeu o quanto gostamos de ultras, certo? Não é a toa que estamos a caminho da nossa 4ª ultramaratona, a 3ª de 24h. rsrsrs

Receber a notícia de que Bernardo Fonseca foi o 1º brasileiro a conquistar o 1º lugar na categoria internacional da ultramaratona mais alta do mundo, Tenzing Hillary Everest Marathon e seus 60km, no Everest.

O atleta que costuma fazer essa distância em 5h, completou a prova que possui nada mais do que 5.500m de altitude, em 9h55m pelo atleta. Dá para ter uma noção da dificuldade do percurso, não?

O atleta, empresario e CEO da X3M, passou por um período de aclimatação, do dia 05 até 29/05, data da largada da prova, em uma montanha de quase 7 mil metros chamada Island Peak, no Vale do Khnumbu, lado leste do Nepal. 

Não pensem que em uma prova desse tipo basta aclimatar, largar e cruzar o pórtico. Sempre pode ter um pouco mais de emoção! Os corredores ainda tiveram que sair da base do Everest e migrar em grupos para Gorashep (apenas 4h de distância de trekking, apenas). O mau tempo e a proximidade de avalanches fez com que houvesse essa alteração na largada da ultra, que inicialmente seria no acampamento base a 5.500m de altitude.  

Bernardo já participou duas vezes da ultramaratona da Antártica, conquistando o 4° lugar na prova de 42km em 2007 e em 2010 voltou ao sul do planeta para ganhar e bater o recorde das provas de 42km e 100km. 
 
Confiram  o relato do atleta sobre a prova:

A competição foi dura demais! Faço 60km em 5h normalmente e aqui fiz no dobro de tempo. Comecei forte e depois tentei monitorar os oponentes. No começo estava com muito gelo na trilha e, por isso, cai. Machuquei toda minha perna, mas como o frio estava intenso, não senti muita dor.

No km 40 quase perdi a liderança. O segundo colocado estava muito próximo e resolvi dar meu máximo para consegui voltar a manter uma distância razoável. Fiz força e não olhei pra trás de jeito nenhum. A última subida, que fiz em cerca de 50 minutos subindo a 4.000m de altitude, foi árdua. Após essa parte, foi só descida e sabia que nesta situação não perderia a liderança. Faltando 5km fiquei feliz  em saber que estava prestes a ganhar entre os internacionais e a emoção em representar o Brasil me “dominou”.

Classificação dos dez primeiros colocados na categoria geral da ultra: 

Algumas fotos do site do evento
Quem sabe mais algum Brasileiro se anima a encarar essa aventura gelada? 


2 comentários:

  1. Dricaaa, adorei a notícia. Sou super fã do Bernardo. O cara é muito fera! Que conquista mais incrível. Adorei o post. Vou compartilhá-lo.
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Incrível!!! Parabéns e admiração por este atleta que nos representa! Espetacular!

    ResponderExcluir