terça-feira, 20 de maio de 2014

Correndo com Adidas Energy Boost 2

O Adidas Energy BOOST chegou ao mercado com o slogan "energia sem fim" e com a proposta de que o tênis seria extremamente leve, que possuiria um amortecimento capaz de retornar mais energia a cada passada e que mudaria para sempre a nossa maneira de correr. Que corredor não ficaria curioso com essa chamada?
Com a palavra, Adidas Brasil: Desenvolvido para oferecer o maior retorno de energia da indústria, o calçado possui uma inovadora tecnologia de amortecimento que armazena e libera energia de forma mais eficiente.
 

"Lançamos a tecnologia em sua essência no produto Energy Boost, e agora ela passa a integrar alguns dos produtos ícones de running performance da adidas", afirma Caio Amato, gerente de running da adidas.
 

Até 2015, a tecnologia BOOST™ irá substituir o EVA em todos os tênis de corrida da marca. 
Antes de tudo, de qualquer tecnologia existente no calçado, três coisas chamam a minha atenção ao escolher um modelo: preço, conforto e amortecimento. Exatamente nesta ordem! 

Compramos nossos tênis quando viajamos e por esse motivo conseguimos ter um ótimo custo x benefício. Se for muito caro e não ganhar no conforto e amortecimento, está fora da lista. Repararam que peso e design não entravam nessa lista? Isso mudou!

1º treino, 18/04.
Orla de Copacabana x Leme x Arpoador x Ipanema x Leblon X Copa
Foi a leveza do Energy Boost 2 que mais me intrigou, aproximadamente 260g. Apesar de ser considerada uma "corredora leve" para o mercado running sempre priorizei o conforto seguido do amortecimento, nunca incluí o peso em minhas avaliações para a escolha de um modelo. Confesso que, por nunca ter utilizado um tênis tão leve em meus treinos e provas, cheguei a questionar se toda essa leveza do Boost não faria com que o amortecimento fosse inferior aos modelos mais pesados. MITO! 

O tênis é leve graças ao cabedal desenvolvido em mesh TECHFIT, suas camadas são soldadas e isso faz com que ele seja isento de costuras. Como eu descreveria essa tecnologia? O tênis envolve seu pé e age como se fosse uma segunda pele e esse conforto não é sentido somente quando você começa a correr, é imediato! Apesar de não sentir o ventinho circulando nos pés consegui perceber a tão respirabilidade ao chegar em casa e notar que minhas meias estavam menos úmidas, principalmente depois dos treinos mais longos.

Acho importante comentar sobre a numeração! Tenho o hábito de usar tênis 2x maior que minha numeração normal, mas o formato do Energy Boost 2 fez com que o tênis não ficasse tão folgado. Tem folga, mas ao invés de ter uma folga de quase 2 dedos, existe a folga de 1 dedo. Vou contar que minha bolha de estimação sumiu depois dos testes que realizei com o Boost. Com isso passo a acreditar que esse tênis não precise de tanta folga e acho que minha bolha partiu sem dizer adeus por causa do encaixe perfeito dos pés, talvez seja crédito das "powerbands" que foram utilizadas para promover maior suporte e estabilidade ao calçado.  

Fotos de 4 dos 5 treinos, que totalizaram um pouco mais de 90km.
1ª foto - Sexta, 02/05. 5º treino, curto, e pausa para foto com os #unitedbuddybears.
2ª e 3ª foto - Feriadão, 21 de abril (2º treino, longão de 22km)
4ª foto - Feriado de São Jorge, 23/04 (3º treino, longão de 22km)
5ª foto (maior) - Treino com a cia da Anne, 26/04 (4º treino, longão de 23.5km)
Segundo a Adidas, a tecnologia BOOST promove amortecimento e energia responsiva, maior energia de retorno. Fiz 3 treinos longos sem sentir desconforto algum e posso afirmar que, para o meu biótipo, o amortecimento deu conta do recado. Não percebi o retorno de energia de cara, mas nos últimos treinos mais longos tive a ligeira impressão de que estava correndo com mais facilidade.  

Prós: Amortecimento aliado com a leveza fez com que ele entrasse na minha lista de preferidos para os treinos longos.

Contras: Como tenho o mediopé mais alto (dorso do pé), a lingueta do lado direito incomodou um pouco no primeiro treino. Ajustei a amarração e troquei a meia mais fina por uma mais grossa, problema resolvido.
 

Preço: Não é um tênis barato, mas também não é um dos modelos mais caros do mercado. No site da Adidas vc encontra a versão anterior por R$ 399,00 e a versão atual por R$ 499,00. 



Gostaria de lembrar que sou corredora amadora e essa avaliação reflete somente a minha percepção sobre o modelo testado, não é a opinião de um profissional da área.
Agradecemos a Adidas e a MSL Group Espalhe por ter nos enviado um par do Energy Boost 2. O fato de ter recebido o modelo para teste não influencia no resultado da avaliação, que foi escrita depois de correr mais de 80km com o modelo. 
Achei interessante a demonstração da absorção do impacto entre os diferentes materiais ;)


Cuidados básicos com tênis de corrida: 
- Sempre alterno meus tênis de corridas;
- Não os utilizo para caminhar ou nos treinos de musculação;
- Lavo à mão ou no programa para lavagem de tênis da minha máquina de lavar e sempre seco à sombra;
- Lavo as palmilhas mais vezes;
- Sempre compro o tênis 2 numerações acima do que os meus calçados comuns (uso 36 e meus tênis de corrida são tamanho 38).

3 comentários:

  1. Sonho com esse tenis. Comprei o Adios2 (sem tecnologia boost) campeão da maratona de berlim com RP mundial. Duro mas leve, já é um outro nível de amortecimento, nos ensinando a pisar mais eficientemente, o que a Adidas vem prezando nessa nova linha de tenis rumo a minimal running.

    Ainda compro um até o fim do ano, ou torço para também ganhar um.

    ResponderExcluir
  2. Drica Lindaaa
    A dica de comprar a versão anterior do tênis sempre é válida. Adorei o modelo. Entrou para wish list.
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  3. oi Drica, tudo bem?
    Amo correr e faço provas de meia maratona, adoro o energy boost 2, tanto é que tenho 2 pares, o tênis é perfeito, entrega o que promete, leveza e amortecimento. Sempre fui fã da Adidas para roupas e calçados casuais, mas ainda tinha o "pé atrás" com tênis especificos para corrida, pois sempre usava Asics, Mizuno ou Saucony, mas esse modelo da Adidas me conquistou de cara, conseguiram unir tudo ou quase tudo nele. As cores são bem legais, a qualidade perfeita e o amortecimento espetacular. Bem, gostei do teu site. Quando quiser conversar é só visitar meu blog. www.maverickfw.com
    Beijo. Ricardo

    ResponderExcluir