terça-feira, 15 de outubro de 2013

VI Ultramaratona 24h Fuzileiros Navais - Início, meio e fim :)

Já leram o 1º relato? Vamos continuar contando nossa aventura, temos muito papo e muitas fotos para ilustrar esse post ... 

1º capítulo

Antes do tiro do canhão. 

Antes da prova é a hora confraternizar e reencontrar os amigos, bater um papo e tentar relaxar um pouquinho. Mas não sem antes buscar abrigo da chuva na barraca de apoio :)


Eu agradeci pela chuva e pelo pouco sol que fez no sábado,
sabia que se a temperatura aumentasse nós estaríamos em apuros.
 
Kris participou dessa prova no ano passado, a reconheci de cara e foi na madrugada que nos aproximamos. Corredora experiente e guerreira, eu disse que você estava preparada para enfrentar muitos kms.
Parabéns por ter batido suas distâncias anteriores, mandou muitíssimo bem!

E o que dizer de uma atleta experiente que te chama para correr ao lado dela na madrugada? Foi lindo! Corri com essa moça durante 1h e pretendo correr muito mais no próximo ano. Adorei te conhecer um pouco mais Kris, obrigada pela companhia. 

Galera reunida no stand do Ultramaratonista Marcio Villar.

2º capítulo

As visitas e as mensagens de apoio dos amigos reais e dos amigos virtuais.

Este ano a prova foi marcada pelas visitas e pelas inúmeras mensagens de apoio. Engana-se quem pensa que não faz diferença alguma, faz total diferença perceber um rosto amigo acenando para você do outro lado da cerca, ouvir o locutor chamar por você e ler a sua mensagem. Só sabe a importância disso quem está na pista, e nós valorizamos cada gesto. 

Minhas irmãs (as minhas caçulinhas e a minha prima irmã neguinha) foram nos prestigiar. Ficaram na arquibancada torcendo, mesmo com o tempo fechado e o vento gelado, e isso me fez um bem enorme. São gestos assim que criam raízes em nossa memória e permanecem no coração para sempre. Amo vocês :)


Nosso amigo de longa data, Atila.
Ele era nosso personal e só cuidava da parte muscular.
Depois que me despedi da VEM e do meu Coach Roberto (para ter um acompanhamento mais próximo e unificar as outras modalidades) e de olhar várias assessorias, tive a ideia de chamá-lo para assumir meus treinos de bike e corrida.
Ele não só topou como não aliviou em nada e inda tratou de acabar comigo nos meses de agosto e setembro. Deu certo e ano que vem você estará nessa furada conosco!


Obrigada por tudo meu amigo, conseguimos!
Agora começa a preparação para buscar mais e mais kms em 2014 :)  


Isa é amiga da 2ª faculdade, é meu amoreco! Ela e Weverton foram escalados para participar ano que vem, afinal de contas, foram nos assistir 2 anos seguidos e já está na hora de pular a cerca :) O desafio foi lançado!
Foto da Isa :)

Malu trabalha comigo, não na mesma área, mas na mesma empresa.
Eu tenho amigos especiais e a Malu faz parte desse time.
A Ana Lucia é amiga da Malu e estava apoiando a Equipe Filhos do vento, eu tive a sorte de dar um abraço apertado nela logo que a corrida terminou e de agradecer o apoio na madrugada. Na ultra é assim, desconhecidos se apoiam e criam laços.
Foto da Malu


Os incansáveis amigos, Roberto e seu cunhado Bebé (que também participou da ultra em 2012), estavam lá para apoiar o Wilson da equipe A CORUJA e é óbvio
que também nos deram toda força do mundo. 

Wilson, parabéns pela excelente prova! Mandou muito bem!!! 
Roberto acho que ano que vem teremos vo do outro lado da cerca, hein? Ou quem sabe os três amigos? :) A Mayra, esposa do Roberto, me ligou pela manhã para saber se precisava de algo. Essa preocupação dos amigos é um tesouro!
Hélio Shiino, nos conheceu através do blog e virou nosso amigo. Acompanhou toda a prova até tarde da noite, foi o amigo que mais mandou mensagens de apoio e ainda acordou cedo para assistir o final da prova. Eu espero de coração que um dia ele esteja conosco nessa pista, ao menos uma vez ( porque sabemos que ele gosta mesmo é de velocidade), só para que ele sinta na pele a emoção de testar os limites do corpo e da mente durante 24h. Eu acho que ele tem todo perfil para encarar essa aventura!

Aos amigos que mandaram mensagem pelo Facebook, pelo site da prova, por email, pelo Insta ... nosso muito obrigada: Hélio Shiino, Ivana, Dani (tubaroa), Meire, Nic, Karina, Malu, Andre Cruz, Ju Nêga, Ricardo e Carla Nery, Ingrid (Alemoa), Luiz Vieira, Carla Neves, Fabio Kiss, Irene, Roberto (Coach), Carol (Fartlek), Adriana Iglesias, Glaucia, Paulo di vó, Lulu Ledebour, Lulinha, Lucas, Fatima Almeida, Deia Quintal, Renata (run renata), André (André e o tênis), Lu Martins, Cila, Glaucio, Sergio (Corredor Feliz), Milton (20semanas), Rosalia Camargo, Instassss (@llollme, @cristah, @binetosta, @spina1973, @corridaurbana, @runjurun, @alinebordoni, @jurodrigs, @kariocainvisivel, @midoriweiler, @gabimanssur, @raquelfmoraes :)))

3º capítulo
É chegada a hora, foi dada a largada 
 
Escrever sobre essa prova é tão difícil. Havia decidido falar em três partes para que o relato não ficasse tão gigante, mas desisti dessa ideia e vou contar tudo de uma vez só. Já peço desculpas antecipadamente pelo testamento!

Pouco antes das 9h todos os atletas são convidados para a pista e a Banda executa o Hino Nacional, quanta emoção! O coração acelera demais ao ouvir o tiro de canhão que deu início a largada, acredito que isso aconteça até com os mais veteranos.
Aperto de mão, abraços, os familiares e equipe de apoio também ficam eufóricos do outro lado da grade ... é emoção demais ... 

Registro das nossas primeiras voltas na pista!
Foto do nosso amigo Roberto.
A partir da 1ª hora já dava para ter uma noção de como seria a prova. Os favoritos sempre imprimem um ritmo forte desde o início, para vencer esta prova não basta ser o mais resistente, é preciso ser veloz e saber administrar a vantagem dos demais participantes e conhecer seus limites, caso contrário ... quebradeira ... 

Este ano a prova contou com uma nova modalidade, a equipe de revezamento formada por 4 atletas. Podemos dizer que isso deu uma animada na pista e independente do horário era possível reconhecer os atletas dessa modalidade, todos extremamente velozes. Bem na linha velozes e furiosos, saca? A disputa fervia!!!

4º Capítulo 
O que te motiva? 

Porque correr uma Ultramaratona de 24h?
O que você ganha com isso?
Qual o prazer em levar seu corpo ao limite e a suportar a dor por tantas horas?

São essas perguntas que habitam a cabeça dos familiares e amigos, corredores ou não, e dos poucos conhecidos que ficam sabendo dessas loucuras (ou seriam aventuras?).

Eu sei que para muitos esse tipo de prova não faz sentido, ficar dando voltas e mais voltas no mesmo lugar, literalmente correr sem sair do lugar.

O fato é que não existe uma resposta lógica para isso tudo, não mesmo.

Depois que é dada a largada, com o famoso tiro de canhão, o seu corpo travará uma batalha com a sua  mente e você terá que ser forte, terá que lançar mão de todas as estratégias e planos para não sucumbir ao apelo dos seus pés que serão castigados, das suas pernas que estarão cansadas, do seu pulmão que não estava sabendo que teria que trabalhar tanto e por tantas horas.

Nessas horas, quando a batalha do corpo e da mente estiver calorosa, quem entra no circuito é o coração e será ele o responsável por te levar para mais longe e por fazer com que você permaneça de pé para alcançar a sua meta. Não importa o que acontece ao seu redor, se perdeu uma posição, se a dor está chegando, se existem atletas mais velozes, o que vale é o que você traçou para si.


O dia amanhecendo no CEFAN, um clique lindo do amigo Roberto.
Nessa hora a minha pilha já estava falhando e eu só conseguia caminhar e incentivar os amigos que ainda buscavam uma boa colocação, Cezinha da ACORJA foi um deles.


Quando o dia amanhece você só quer que o relógio marque 09:00, caminhar é exaustivo para muitos e alguns ainda correm para atingir suas metas ou ultrapassar algum adversário e ganhar algumas posições no ranking.
Feliz e agradecida por ter meu gigante e carrasco de volta as pistas e mais feliz ainda por ter visto a superação dele em ultrapassar todas as metas e ainda ter pique para correr no final. Juntos rodamos mais de 206km
!
Foto do amigo Helio Shiino.

Toda nossa emoção depois da chegada. Chorei tanto!Mais um registro feito pelo amigo Helio Shiino. 

Foi muito chororô minha gente, quando eu conto ninguém acredita.
Muita emoção ao cruzar o pórtico.
Teve choro, teve distribuição farta de sorrisos e de abraços dos Ultras amigos.
Juntos percorremos mais de 428km.

Foto do amigo Gi (Giovani)

Mas o que você ganha com isso? Fama? Só se for de loucos. Dinheiro? Só se chegar entre os três primeiros. Não, nada disso. Acho que quando você ultrapassa os seus limites, encara seus medos e se permite sorrir para o desconhecido e encará-lo de frente, cada vez que você se doa para esse tipo de prova você se torna mais forte e mais humano.

Muitos estão ali para competir seriamente com os demais corredores, mas ali eu ainda me sinto uma novata em terra de gigantes, observando e aprendendo com tudo que acontece ao meu redor. Sou extremamente racional e humilde e sei que para ir mais longe é preciso ser prudente e ter calma, planejar cada passo e pensando lá na frente, nas próximas temporadas e nos próximos desafios. Quero ter vida longa nas ultras! ;)

A minha meta ali era alcançar e superar todas as distâncias das minhas 2 ultras anteriores, fazê-las em tempos menores, e só depois disso buscar 100km. Ou seja, me superar, sempre! Sergio com pouco mais de 2 meses de treino, queria simular a metade das distâncias que percorreremos no Desafio do Dunga. Nós atingimos e ultrapassamos todas as nossas metas!



Aguardando o relógio marcar 9h para cruzar o pórtico, exaustos e felizes :)
Foto do amigo Gi (Giovani)
Ao nosso redor existiam muitos atletas com marcas mais expressivas, mas inacreditavelmente a alegria deles parecia ser menor do que a nossa, ou talvez fosse simplesmente a dor e o cansaço de levar o corpo a exaustão. Mas independente do tamanho da felicidade de cada um, eu gostaria que cada atleta que finalizou essa prova se concentrasse em ser grato por todas as coisas absolutamente incríveis que seu corpo é capaz de fazer. Como está gravado na medalha: "Muitos tentam, poucos conseguem!".
O momento da premiação por categoria.
Fiquei em 2º e dividi o pódio com a experiente Giseli.
Eu com 110,4 km e ela com 124,8km.
P
arabéns para nós :)

O nosso muito obrigado ao Comandante Ayres e a todos do CEFAN que contribuíram para que essa corrida fosse incrível, da concepção até a realização.
Equipe médica, staff, massoterapeutas e fisioterapeutas que foram incansáveis, obrigada! Aos locutores, DJ's e a banda ... nota 1000!!!

Foto do amigo Gi (Giovani) 

5º Capítulo
O treinamento e as estratégias para a prova

Definitivamente essa frase vale para todas as provas: Chore no treino para sorrir na prova. 

A VEM foi responsável por muitos desses kms percorridos, nossa parceria virtual foi excelente e rendeu muitos kms percorridos e uma amizade bonita. Adoro "ocês"

Coach Roberto, obrigada pelos treinos caprichados, pela paciência, carinho e amizade.

O Atila, de quem já falei lá no 2º capítulo, assumiu meus treinos em Agosto e avisou que não aliviaria. Ele teve a cara de pau de falar para que deixasse para descansar na pista do CEFAN, ainda bem que teve juízo e fez essa brincadeira por telefone. 
Deu certo, conseguimos, estava inteira com 12h de prova. 

Estratégia durante a prova
1ª parada com 5h de prova: Piscina de gelo e massagem
2ª parada com 10h de prova: Massagem e alongamento
Próximas paradas, no total foram 5, a cada 2h de prova com massagem e alongamento,  pedido do massoterapeuta (Cabo Flávio, muito obrigada!) para que a dor diagnosticada na massagem não evoluísse para uma terrível canelite. Segui a risca e na segunda-feira eu estava subindo as escadas do metrô com cara de paisagem (um pouco mais lenta que o normal, claro) e usando meu salto alto
Minha parada mais longa foi depois de mais de 15h de prova, fiquei fora por quase 3h entre massagem e uma tentativa fracassada de relaxar na barraca. rsrsrs 
Posso dizer que das 24h de corrida eu permaneci na pista, entre corrida e caminhada, por aproximadamente 16h ou 17h. 

Erros e acertos: 
Acertei na hidratação e pequei na alimentação. O gel não descia, o bcaa foi consumido corretamente, senti falta de alimentos salgados, mas não conseguia ingeri-los. Alimentei-me basicamente de gel, frutas, biscoitos e pães.
Acho que foi a má alimentação que roubou minha energia na madrugada e sei que esse é um ponto que tenho que melhorar se desejar continuar participando de ultras.

Roberto flagrou nosso 1º lanche!
É nesse local que os atletas fazem suas refeições e lanches durante toda a prova.

Treinos:
Mas Adriana, seus treinos foram longos e exaustivos? Não, meus treinos de corrida não ultrapassaram 4h de duração -salvo a Maratona do RJ que foi utilizada como treino-, os de bike foram de no máximo 2h e a natação continuou sendo 2x semana por 1h (média de 1,9km)

Sergio treinou por 3 meses seguindo uma planilha de Run e Walk e percorreu 96km. E olha que o tempo dele na pista foi menor do que o meu, ele fez duas paradas mais longas. 
Em junho o Everton percorreu O caminho de Santiago de Compostela, se não me engano foram 800km, e podemos afirmar que ele estava mais do que treinado!
O Gi começou a treinar com o Everton no mesmo período que o Sergio, aproximadamente 3 meses de treino.

Só um desabafo: Esses homens parecem ET's! rsrsrs 

Saldo pós-ultra: 
Zero de lesão, bolhas, assaduras e todas as unhas intactas.
Membros superiores em perfeito estado, zero de desconforto durante e depois da prova.
Depois da prova existia um pequeno desconforto muscular ou articular nos membros inferiores (quadríceps e panturrilha) que durou até 2 dias depois da prova.
O que doeu muito? No final da prova o que mais pegou foi o pé que estava castigado depois de tantas horas de prova. Esse doeu pra valer, mas voltou ao normal na segunda.

Na boa? No geral posso afirmar que o saldo foi muito positivo!

Acabou!!! É isso pessoal, ano que vem tem mais :)
Nós saimos da prova querendo buscar mais e mais kms.
Foto do amigo Gi (Giovani)
A ultra não é um bicho de 7 cabeças, mas você precisa ter muita inteligência emocional para não esquecer suas metas no calor da competição e colocar tudo a perder.
Você deve ser sempre o seu maior e mais temido adversário!

Agora é recuperar e reforçar o corpo para os próximos desafios. 

6º Capítulo: Ao Sergio, com todo meu amor!

Mais um registro do amigo Hélio Shiino.

Para quem não acompanha o blog desde o início, foi o Sergio que me levou para a corrida e foi ele quem começou a escrever o blog para manter-se motivado.

Se eu estive no pódio nas 3 ultras que participei, foi graças ao meu esforço e ao apoio irrestrito dele. Se você tem essa parceria em casa, valorize! 

Ele começou esse ano na bike e eu aproveitava esse suporte nos treinos mais longos.
Daí ele quebrou o braço em março e continuou me apoiando ao desligar o soneca e ao me jogar para fora da cama as 5h, além de torcer e vibrar com minhas conquistas nas muitas provas que participei sem tê-lo ao meu lado, marcando os nossos compromissos de acordo com a minha planilha de treino e respeitando o meu cansaço.

Se consigo ir cada vez mais longe é porque tenho a sorte de ter você ao meu lado!

 

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido,
mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe
.”
 - Clarice Lispector -

22 comentários:

  1. Driquinha, minha linda tubaroa!!!
    Que bela prova!!! Relato mais do que especial!!!
    Ano que vem, quem sabe?
    Saudades de vocês!!!
    Beijo do tamanho do mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria super ter sua companhia em uma ultra, super, de outro planeta!
      Saudadessss, contando os dias para conhecer a pequena Juju :)

      Outro beijo do tamanho do mundo

      Excluir
  2. Meu Deus, que relato, eu não sei por onde começar.
    Mas primeiro Parabéns Drica, por ser uma guerreira, por ter tantas pessoas que te apoiam e admiram você só pode ser uma pessoa maravilhosa.
    A lista de pessoas que você quer na pista contigo é gigante e isso é porque você inspira a todos com teus sorrisos e lágrimas, Ser corredora é despir-se de toda a vaidade é entrar em contato com você mesmo e valorizar todos os pequenos confortos de uma comidinha salgada quente de uma massagem e uma palavra de apoio e carinho. Mesmo um vamos juntos e correr lado a lado em silêncio pode ser algo memorável pra se guardar na memória com carinho como se fosse um relicário.
    Parabéns pelo pódio, pelos km, pelos treinos realizados, pelo marido e por todo esforço que você fez.
    Inspiradora demais, fiquei até com vontade, culpa tua, espero que passe. rsss
    Beijos
    Boa recuperação.
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que palavras lindas, muito obrigada :)

      Eu guardei muitos momentos preciosos dessa ultra, tenho vários relicários em minha memória e você soube definir bem os sentimentos que vivenciamos na ultra.

      Espero que sua vontade não passe, que venha curtir ao meu lado as 24h em 2014. Porque da vida eu só quero isso, ser feliz e contagiar os amigos queridos.

      Obrigada Ju, beijo grande!

      Excluir
  3. Lindo relato, linda trajetoria e garra dessa Drica que eh uma queridisdima e me inspira demais. Sorte minha em te conhecer. Parabens! Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também me inspira muito Malu :)

      Que nossa amizade seja longa, uma ultra amizade! Adoro vc!

      Excluir
  4. Adriana,

    Belíssima prova e relato. A força do coração é o que te move! Quando se está sem forças a cabeça é importante, mas como completar uma prova dessas não é muito racional, é da emoção que vem a coragem mesmo!

    Só quem participa de uma prova de longa distância sabe o quanto ela te ensina...

    Parabéns pela meta alcançada e, o que é melhor, sem lesões!

    grande beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,

      Essa prova é interessante demais, acho que é aquele caso máximo de amor e ódio.
      Voltei este ano e confirmei, amo ultrapassar meus limites ...

      Concordo com vc, a força do coração te leva mais longe. Depois conto como foi em Buenos Aires ... foi uma maratona duríssima e serivou como aprendizado. Mas não sei se mudaria minha decisão de ter participado da prova 1 semana após a ultra.

      Beijo grande, parabéns por ter se superdo em Berlim, e vamos combinar o almoço dos corredores :)

      Excluir
  5. Que relato.
    Essa prova tá na lista. Ah se tá.
    Espero que daqui as uns 2/3 anos eu consiga faze-la.
    Antes, os filhos precisam estar maiores.
    Parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, os filhotes realmente precisam muito da atenção do pai.

      Mas veja bem, dependendo da meta ...
      Sergio treinou muito menos do que eu e quase bateu nos 100k! rsrsrs

      Será que não rola um teste em agosto de 2014?

      Beijos e bons treinos

      Excluir
  6. Drica,
    A carinha de choro não combinou com você, mas entendo que faz parte da emoção. Lula queria muito que eu chorasse nos 100 km do frio, mas eu deitei no tapete (era o meu sonho) e fiquei rindo à toa. Parabéns ao Capitão Sérgio, meu amigo pragmático, eficiente e simpático. Parabéns Drica, não somente pelos quilômetros rodados, mas por ser uma pessoa especial e que adora compartilhar sentimentos e coisas boas com os amigos. Beijão!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, não combina mesmo, mas era um choro feliz :)
      Lula é uma figura! Eu perdi essa cena do tapete, foi? Que massa! hahahahahaha
      Capitão arrebentou a boca do balão, meu herói ... kkkkk
      Obrigada pelo carinho de sempre meu amigo.
      Gentileza gera gentileza e é por isso que gostamos tanto de vc e sua família. Saudades!

      Excluir
  7. Que lindo!
    Parabéns, irmã. Não canso de repetir: tenho muito orgulho de você.
    Fico feliz em saber que nossa visita fez a diferença. Ano que vem vamos de torcida organizada, com acampamento e tudo =D
    Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nic, bom saber que não me acha uma doida varrida :)
      Fez diferença sim, e depois de ler seu comentário tenho certeza de que será ainda melhor em 2014 \o/

      Também te amo muito

      Excluir
  8. Meus candugo. Esse relato e a história que ele carrega são dignos de elogios .
    Emocionante ao extremo e nos deixa muito feliezes Drica.
    E eu me achava maluco de ficar rodando na pistinha nos meu streinos..
    Vocês são guerreiros, heróis, ULTRAS>
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, participar dessa ultra não nos tira o título de malucos ... acho até que eleva a patente. rsrsrs Mas é uma maluquice planejada, divertida e carregada de emoção :)

      Já que seus treinos na pista são rotineiros, acho que está na hora de vc se animar em participar de uma ultra! Fica o convite!!! rsrsrs

      Excluir
  9. Adorei seu relato, irmã! =D

    É realmente difícil compreender o que é se entregar a uma paixão (que deixou de ser só um hobby, certo?) por 24h! Você tem muita determinação e entrega. E encontrou um companheiro que tem tudo isso também. Os dois se entregam juntos, isso é lindo! Tenho muito orgulho =)

    Te amo! Parabéns aos meus maratonistas preferidos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua sendo um hobby, mas vamos dizer que ganhou um toque de comprometimento e seriedade. rsrsrs

      Quem diria que um dia eu estaria tão envolvida com esporte, não? Coisas da vida e do coração :) Ter um companheiro na mesma sintonia foi fundamental para que a corrida não virasse um esporte de verão, ele incentivou e eu me amarrei.

      Obrigada Grila, também te amo muito!

      Excluir
  10. Caraaaaaaaca.
    Será que inveja mata? Ai meu Deus... :)

    To morrendo de inveja de vcs e quero participar um dia.

    Eu não tinha entendido como era essa prova mas com o relato de vcs bem detalhadinho dá pra ter uma noção.
    Parabéns pela força mental, determinação, e tudo que conquistaram com todos esses km´s em 24 h, realmente é só pra quem é casca grossa esse tipo de prova.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de inveja não mata não :)

      A lição que tirei dessa ultra foi a de que se você treinar bem para uma maratona, consegue ultrapassar os 100km sem ficar destruído.

      A prova é muito bacana e a enrgia dos corredores é diferente.

      Faça um teste, aposto que vai curtir muito! Em 2014 a prova será em agosto, mês em que o clima costuma ser excelente no RJ. Que tal?

      Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  11. Drica, eu amei o post! Vc é guerreira demais! Eu fico tentando imaginar como seu corpo agüenta tantas horas em movimento...eu nao tinha noção como uma ultra funcionava e agora puder saber um pouco sobre este mundo até então tão enigmático...rs Parabéns é muito pouco pra te dizer...rs Espero um dia te conhecer e podermos correr alguns km juntas...beijo, Anne (llollme)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, obrigada pelo carinho. O nosso corpo é inteligente, se fizemos algo parceido nos treinos, ele vai suportar o acúmulo de muitos kms.

      Que bom que ajudei a esclarecer algumas dúvidas sobre as ultras, mesmo sendo uma novata. :) Se você for em marcha reduzida eu consigo te acompanhar durante alguns kms :)

      Beijo giga e até breve!

      Excluir