terça-feira, 20 de agosto de 2013

18.08.2013 - Meia Maratona Internacional do RJ

A Meia Internacional do RJ foi a nossa 1ª prova de 21km, em 2010. Nesta época estávamos treinando para a São Silvestre, essa era nossa meta. Lembro de ter sido uma prova emocionante, inesquecível e bastante sofrida nos 4km finais. Comemoramos tanto, estávamos aptos para percorrer os 15km de nossa 1ª SS e foi nesta Meia que percebi o quanto eu gostava de correr.

Em 2010 formamos um quarteto, lembram dos amigos da Golden Four de Porto Alegre? Eles correram conosco e foi também a 1ª Meia do Gi. O Everton correu de costas, literalmente, ele corria, brincava, nos fotografava e nos incentivava. Sergio foi na frente com ele e eu seguia com o Gi. No final da prova era difícil caminhar, lembro até hoje das dores. No final dessa prova de domingo eu terminei inteira e com a sensação de que conseguiria "trotar" mais alguns kms. Treinar e treinar, como nosso corpo aprende.


Quarteto na Meia Maratona Internacional do RJ - 2010

Quarteto em 2013 - Golden Four Asics Porto Alegre
Fui buscar meu kit na sexta, para evitar filas e ficar com o sábado livre. Deu certo, não levei nem 10min para pegar meu kit e ainda dei uma circulada pelo stand para conhecer as novidades da Adidas. 

Camisa excelente, tanto que tenho até hoje a minha de 2010.
O mais novo lançamento da Adidas, Springbla.
O solado em lâminas desperta muito a curiosidade e a explicação do vendedor sobre a distribuição de energia e impacto me convenceu. Tinha uma corredora experimentando o modelo e fiquei observando suas passadas, ela estava curtindo demais.
Outro que chamou minha atenção foi o Adizero Tempo 6, em especial o solado que parece ter um reforço onde meu Saucony tem apresentado desgaste.
Será que minha pisada sofreu alteração com o tempo?
Sábado pela manhã passamos pelo local da prova,
percurso já conhecido mas nem por isso menos desafiador.

Diferente de 2010, a Meia Internacional do RJ deste ano contou com chuva, vento e frio. Talvez por isso o campeão da prova, Geoffrey Mutai, tenha feito o percurso em menos de 1h, em exatos 59 minutos e 56 segundos. Incrível!!!

Vamos aos pontos positivos e aos que podem ser melhorados? 

Pontos positivos: 
Hidratação abundante, camisa com a qualidade Adidas de sempre, a largada não foi em ondas e por incrível que pareça ela aconteceu sem atropelos, o gatorade em saquinhos facilita bastante, o lanche pós-prova em saquinhos é bem higiênico e a beleza da medalha ... grande e bem trabalhada ... a fita também ficou linda.

Pontos para Melhorar: 
Horário da Largada: Sabemos que esse horário é devido  a transmissão do evento na Globo, mas se o tempo não tivesse ajudado isso certamente afetaria a maioria dos atletas.
Poderia existir uma medalha diferenciada para as 2 distâncias, 5km e 21km, mas isso não é uma coisa que me incomode ou que tire diminua o meu mérito ou o mérito de quem correu a distância menor. Entendo que o evento seja a Meia Maratona Internacional do RJ e por isso todos recebam a mesma medalha, mas ouvi muitas reclamações sobre o fato da medalha ser igual.

Vejam só a galera reunida antes da largada, as 8h da matina.

Alan (esq) é meu vizinho, e o Sergio (dir) é seu amigo. Companhia na largada! 
Sergio nos deu uma carona e voltou para casa, corremos juntinhos a partir do km 13 :)

Antes da largada consegui encontrar o Alan!
Ele disse que não treinou como gostaria, mas fez bonito em sua 1ª Meia Maratona.
 

Dos que encontrei mas não tenho foto ...
Avistei o Victor (Corrida Urbana) na subida da Niemeyer, arrasou na prova!
O Jorge Cerqueira me fotografou, mas não falou comigo. Magoei, qual é Jorge? rsrs
Os amigos da ACORJA, Katia e Vadinho, fiz festa e abracei apertado antes da largada. 

Dos que não encontrei, mas que participaram da prova ... 
Helio Shiino, muito perto de alcançar o sub 1:50, foi de raspão, ele fez 1:51 baixo. 
Carla Neves, #vailogo, também correu e acho que em breve fará sua 1ª maratona

Átila, nosso amigo e personal desde 2006, disse que me acompanharia na prova.
A partir deste mês ele assumiu
minha planilha de treinos, foi promovido. rsrsrs
Treinei com a VEM de BH de out até jul deste ano e foi uma parceria incrível!!!
Eis que depois de algum tempo eu senti a necessidade de unificar os esportes que tenho praticado e o escolhido para essa missão foi o Átila
.

As responsáveis por minha participação na prova!
Mayara e Fernanda da Adidas, obrigada pelo convite e
principalmente pelo carinho e simpatia :) Adorei conhecê-las!
Drica Sorrisão, meu codinome na minha equipe ACO.RJ.A, e o medalhão bonito.
Meu companheiro de kms e nossa parede de medalhas ao fundo.
Obrigada pela parceria de sempre!


De todas as provas de 21km, esta desbancou as outras com relação ao ritmo:

8ª 21k - 18/08/13 - 02:09:11 - 06:05 min/km  -- Melhor tempo -- Meia Internacional do RJ 
7ª 21k - 30/06/13 - 02:13:47 - 06:18 min/km G4 (Depois de 9 meses treinando com a VEM)
6ª 21k - 02/09/12 - 02:35:19 - 07:19 min/km (Disney - Coast to Coast, na curtição :)
5ª 21k - 07/01/12 - 02:54:13 - 08:13 min/km (Desafio do Pateta, pós lesão na lombar)
4ª 21k - 11/09/11 - 02:16:26 - 06:26 min/km (Depois de 1 mês, a lesão na lombar apareceu :/)
3ª 21k - 17/07/11 - 02:22:09 - 06:42 min/km Meia Maratona RJ
2ª 21k - 26/06/11 - 02:21:27 - 06:40 min/km
G4 - Golden Four Asics
1ª 21k - 22/08/10 - 02:34:38 - 07:37 min/km Meia Internacional do RJ

Quem diria que conseguiria correr 21km com pace abaixo de 6:20 min/km? Isso era impossível até o início deste ano. Estou quase chegando no sub2, quase! Com calma, treinamento, e com muito cuidado eu chego lá! 

Notaram pelos tempos a minha queda no rendimento no ano de 2012? Foi bem depois da lesão! Cruel como o corpo sente ... 2012 foi um ano terrível para recuperar o condicionamento, mas recuperei e de quebra concluí 2 ultras

O mais importante de tudo que aconteceu neste ano é o retorno do Sergio depois de mais de 8 meses no estaleiro. Viva! Outra notícia boa é que tem 1 ano que minha lesão está sob controle

Vamos que vamos, temos muitos kms pela frente! 

22 comentários:

  1. Parabens Drica, fica assim com tempo não, sair do ritmo de trote já é um grande avanço pra quem lesionou, não é verdade!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Yara, sua linda, eu só tive motivos para ficar triste no início de 2012 que o tempo nas provas foi péssimo com relação ao ano anterior quando me lesionei. Em 2013 sou só sorrisos, estou cada vez mais perto do sub2 que nunca alcancei :) Com calma e com cuidado chego lá!
      Fiz o meu melhor tempo nos 21km na prova de domingo :)))

      Beijo gigaaaaaaaaaa

      Excluir
  2. Parabéns Drica. O sub2h é só questão de tempo, aliás MUITO pouco tempo.
    Mais uma para conta!
    Abraço!
    Bons treinos!
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Milton, estou treinando bastante e os resultados estão aparecendo! Apesar de ter a ultra como meta para este ano, a velocidade está acompanhando e estou melhorando. Vamos que vamos!

      Beijos e bons treinos para você também!

      Excluir
  3. A "queridinha" do Rio realmente é uma questão de amor e ódio. Meu recorde dos 21K foi conquistado nela, em 2011, sob chuva e uma temperatura de 16 graus. Ano passado a galera fritou no asfalto. Este ano frio novamente.
    Como um treino para meia maratona invoca de 8 a 16 semanas de treinamento, eu não me conformo em ficar a mercê da sorte. Em relação a largada, alguns amigos que chegaram em cima da hora por conta do trânsito largaram quase 30 minutos após o início da prova. Acho linda a versão carioca da São Silvestre, mas EU como ATLETA acho que mereço mais consideração da organizadora e seus patrocinadores.

    Mas vamos falar da parte boa. PARABÉNS pelo super tempo :-) Sub-2h é uma questão de tempo. Meu 2012 também foi de recuperação de uma bursite no quadril. Mas estamos aí, firmes e fortes e com a corrida na veia.

    Boas passadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário é muito ingrato, e a largada é lotada ... não dá para deixar para chegar em cima da hora. Se até no circuito Athenas eu chego com folga, imagine na Meia Internacional. Seus amigos devem ter penado no zig-zag dos corredores na Niemeyer.
      Mas acredito que o horário nunca será alterado, infelizmente.

      Que o ano de 2012 fique no passado e só sirva como lições aprendidas a partir de agora, chega de lesão. O dia que corri sub60 nos 10km, desencantei e agora não me permito fazer acima ... o mesmo vem acontecendo com as outras distâncias. E assim vamos evoluindo, testando o corpo e respeitando nossas limitações.

      Que venham muitos kms!!!

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Drica, essa prova deve ser linda, gostaria de corre-la, quem sabe um dia, adorei o teu relato da prova comparando com a primeira vez que correu, super legal a evolução dos teus treinos e do teu ritmo, boa sorte na nova parceria com Atila espero que você evolua como espere e que nunca mais passe por um ano como o de 2012.
    Beijo Grande
    Boa semana
    Bons Km
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é lindona Ju, a Niemeyer é um charme ... o astral do público de lá é sensacional. Programe-se apra corrê-la, mas treine em dias ensolarados para não sofrer com o calor. A largada é as 9h, tivemos muita sorte com a temperatura do dia.
      A evolução é lenta, meu foco é a ultra, mas tenho gostado de sentir o corpo e conseguir uma resposta boa com relação a velocidade.
      O Atila é super bacana e o bom é que ele também cuida do nosso programa muscular, acho que com isso as chances de lesão diminuem sensivelmente. Que Deus te ouça :)))

      Beijo gigante
      Boa semana e bons treinos

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Parabéns pela prova! fico feliz com sua evolução no eporte, principalmente por estar correndo sem lesões. Você está voando baixo, desse jeito o sub-2h é questão de pouco tempo mesmo.
    beijão,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, obrigada meu amigo. Tomara que eu continue envoluindo na velocidade e longe das lesões, porque essa é a única coisa que me assusta nas corridas. Velocida e lesão parece ser uma dupla imbatível, quero cuidar para que minha lombar continue comportada. rsrsrs

      Beijo enorme e bons treinos :))) Rumo a Maratona!!!!

      Excluir
  6. Olá Adriana.
    Muito bacana sua história na Meia. Legal os kits no Rio, sempre vejo alguns "brindes". É legal ter empresas de olho no público que pode atingir. Visão de negócio.
    Parabéns pela corrida e por suas conquistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, esse kit é padrão Yescon, adoro os produtos da empresa Três Corações ... é tudo muito gostoso e se não fosse pelas provas eu não teria conhecido a marca.

      Muito obrigada pelo carinho! Que todos nós fiquemos longe de lesões :)

      Beijo enorme e bons treinos ...

      Excluir
  7. Drica 'Sorriso'!!!
    Que corrida maravilhosa. Acho que o clima/tempo ajudou o Mutai e mais alguém, não é mesmo? Correr no friozinho é tudo de ótimo. O desgaste não é sentido tão facilmente, o que é uma beleza pra turma 'fundista'.
    Parabéns por mais uma conquista. A parede de medalhas tá ficando cheia heim. Quantas histórias pra contar...
    beijo querida e parabéns pela prova. Arrasou!!!

    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, o tempo também deu uma forcinha para que meu corpo suportasse a pressão! rsrsrs
      Muito obrigada pelo carinho de sempre! Agora tive uma queda de rendimento, a velocidade aumentou um pouquinho, mas para a ultra o que menos importa é a velocidade. Estou focada nela, vamos que vamos.

      Um beijo enorme seguido de um sorrisão para vc!

      Excluir
  8. Que lindo relato! Parabens e realmente foi uma pena que não nos encontramos. Mas até sei porque, você direto na frente e eu lá, bem lá atrás kkkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi gente. Tudo bem?
    Qual é o e-mail de contato de vocês?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e parabéns para vc também!
      Eu só fiquei na frente porque me posicionei bem, não tem relação alguma com velocidade. rsrsrsrs
      Na próxima tentamos combinar algum pornto de encontro :)

      Beijos, bons treinos e até a próxima!!!

      Excluir
  10. A Adidas foi muito feliz quando elaborou as cores da camiseta da prova! Anos anteriores, nas ruas, observava as camisetas usadas pelos participantes. O design pouco, ou quase nada mudou, mas a combinação da cor azul real com o verde fluorescente ficou muito bom esteticamente!


    Queria muito entender porque o fabricante de material esportivo que elabora as camisetas da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro (aquela prova que ocorre geralmente em julho) não fornecem camisetas com manga? As sem manga são feias??? Não, mas entendo que poderia dar a opção de se escolher com ou sem para os participantes da Maratona e da Meia. Para os da Family Run são com manga.


    A Organizadora desta prova de julho é a mesma que organiza a prova da Corrida da Ponte (aquela logomarca com um atleta de braços abertos superposta ao contorno do Pão de Açúcar). A da Corrida da Ponte eu até poderia entender porque a prova ocorre em um período do ano em que o clima ainda está um pouco quente, mas a de julho, já ocorre em um período em que "batemos a porta" do Inverno.


    Gosto de vestir as camisetas de prova como traje casual! Sabia que aquela camiseta sem manga na cor verde da Meia Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro só utilizei 1 vez casualmente??? Foi em um dia que fez muito frio e tive a necessidade de utilizar por baixo desta, uma outra camiseta com manga, disfarçando, então, o uso somente da camiseta sem manga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Shiino, o design é o mesmo mas as cores ficaram bacanas! Tem uma arte nas costas, circulos que formam uma asa ... ficou bem bonito.

      A Golden Four certa vez fez dessa maneira, deixou que o participante escolhesse entre com e sem manga. Ao que me parece fuicionou muito bem e poderia ser adotada pelas demais organizadoras.

      Casualmente eu nunca utilizei nenhuma das camisetas que tenho, eu aproveito para usá-las quando o clima esquenta por aqui. Tenho poucas, as preferidas ainda são as com manga curta!

      Como andam seus treinos? Já voltou a usar a meia? rsrs

      Beijos e bons treinos!!!

      Excluir
  11. Oi Adriana, parabéns por mais uma prova e pelo seu blog, que acompanho há muito tempo e gosto muito!

    Realmente a Meia do Rio se destaca pelo percurso, pela qualidade da camisa e também pela medalha, que é linda!

    Um abraço
    Rodrigo Lucchesi
    Blog Linhas de Chegada
    @rdlucchesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, reconheci seu nome mas só matei a charada quando visitei seu blog. Sou leitora assídua da CR :)

      Fico feliz em saber que acompanha e gosta do conteúdo do nosso blog!

      O que gosto nestas provas de 21km é de passar pelo Joá e pela Niemeyer. São locais que só acesso de carro e é incrível conseguir passar por ali correndo com segurança, e de quebra ainda contemplar a beleza daquele trecho.

      Grande abraço! Obrigada pela visita e pela mensagem!

      Excluir